Um amigo mandou um e-mail alertando: “Os caras querem acabar com o 13º!“. O que poderia ser engraçado nisso é que o amigo em questão é um ator que nunca trabalhou com carteira assinada, o que ele perde se acabar o 13º? De repente, como se o próprio profeta Elias tivesse soprado no meu ouvido, disse pra mim mesmo esta frase: Só o Brasil salvará o Brasil! Em seguida lembrei-me desta outra que reservei para dizer nalgum momento solene, mas por ausência de solenidades, digo assim sem mais nem menos: TEATRO É UM ATO POLITICO, FUNDAMENTAL E INÚTIL. Ora, o que são as frases? Ora frases.

      Dizem que sou uma espécie de fazedor de canção para os mortos, então vá lá. Lembro-me de um sujeito que identifico aqui apenas como RL. Então RL era um cara com quem eu gostava de trocar uma prosa. Certa vez RL contava de quando foi preso no Rio de Janeiro e tudo começava com uma narrativa heróica na mesma dimensão de Ulisses destroçando os pretendentes de Penélope, mas quando aproximava-se o “gran finale” e todos esperávamos que a delegacia fosse invadida por um mar de bandeiras vermelhas, ele desmontava o personagem como para nos ensinar que não existem heróis, pelo menos não da forma que nos acostumamos a enxergá-los.

      “Seu comunista de merda! Seja homem e tenha coragem de assumir que você é comunista!” “Vixche Maria! comunista eu?“. 

      Se só o Brasil salvará o Brasil, viva a pinga com mel, “os comunistas de merda” e os atores indignados com os caras que querem acabar com o 13º.