Os representantes de cada fundação são Edival Bernardino Campos, coordenador da Fundação Maurício Grabois, seção Pará, Isabel dos Anjos, diretora da Fundação Perseu Abramo, Osvaldo Maneschy, diretor da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini e Lívia Duarte, representante da Fundação Lauro Campos.

As fundações já realizaram atividades conjuntas para o debate sobre a unidade da esquerda em Brasília, Salvador, São Paulo e Curitiba. 

O lançamento do manifesto das fundações “Unidade para Reconstruir o Brasil” está previsto em Florianópolis, dia 18 de junho. 

Os lançamentos do manifesto têm sido exitosos em todos os estados, por expressar o desafio da unidade da esquerda necessária para o enfrentamento das consequências do golpe. Este sucesso foi o estímulo para a formulação de um novo documento empenhado em unificar parlamentares e pré-candidaturas proporcionais por todo o Brasil em torno de bandeiras comuns para a superação do golpe e avanço do desenvolvimento nacional. O desafio de uma frente parlamentar com estas características é algo inédito que prova a capacidade da esquerda dialogar em suas diferenças.