Notícias

Partido Comunista da China apresenta membros da direção

Publicado em 25.10.2017

Xi Jinping, logo depois de ser reeleito secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), apresentou nesta quarta-feira a nova liderança central do PCC à imprensa e definiu um roteiro para os próximos cinco anos. Em meio a aplausos, Xi liderou os outros seis membros recém-eleitos do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC para uma sala dentro do Grande Palácio do Povo, se reunindo com os jornalistas.

Xi, de 64 anos, foi acompanhado por Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng. "Fui reeleito como secretário-geral do Comitê Central do PCC", disse Xi, confiante, perante um fundo de uma grande pintura sobre o panorama da Grande Muralha. "Vejo isto não apenas como uma aprovação do meu trabalho, mas também como um encorajamento que me estimulará", disse.

Xi agradeceu a todos os outros membros do Partido a confiança que colocaram na nova liderança e prometeu trabalhar diligentemente para "cumprir nossos deveres, cumprir nossa missão e merecer de sua confiança". Nos próximos cinco anos, disse Xi, haverá diversas importantes conjunturas e postes itinerários. "Devemos não só realizar a primeira meta centenária, mas também iniciar a viagem em direção à segunda meta centenária", indicou. O ano 2018 marca o 40º aniversário do lançamento da reforma e abertura. Xi disse que a China fará esforços determinados para aprofundar de maneira abrangente a reforma e se abrir ainda mais para o mundo.

O ano 2019 marca o 70º aniversário da fundação da República Popular da China. O PCC continuará com os esforços para realizar todas as tarefas definidas nos 13º Plano Quinquenal, desenvolver novos planos para o futuro da China e ver a prosperidade de todos os empenhos, assinalou. Xi reiterou a determinação de estabelecer uma sociedade moderadamente abastecida em todos os aspectos em 2020. Ele disse que o Partido deve permanecer comprometido a uma filosofia de desenvolvimento centrada no povo e fazer progresso firme em direção à melhora no sentimento de cumprimento das pessoas e à prosperidade comum para todos.

Centenário do PCCH em 2021

Xi disse que o partido gerará ondas de energia positiva que podem se transformar em força poderosa e nacional que estimule o desenvolvimento e progresso da China. "Para um partido que luta pelo bem-estar eterno da nação chinesa, o centenário apenas significa a plenitude da vida", salientou. "Como o maior partido político do mundo, o PCC deve se comportar de um modo compatível com este status."

Xi disse que a China trabalhará com outras nações para construir uma comunidade global com um futuro compartilhado e fazer contribuições novas e maiores para a causa nobre de paz e desenvolvimento para toda a humanidade. Ele disse que o 19º Congresso recebeu cobertura extensa e detalhada, e a cobertura da imprensa atraiu a atenção do mundo. Um total de 452 principais partidos políticos em 165 países enviou 855 mensagens de congratulação para o PCC sobre o congresso.

Xi incentivou a imprensa a continuar a acompanhar o desenvolvimento e progresso da China, e conhecer e informar mais dimensões da China. "Nós não precisamos de elogios pródigos de outros, porém saudamos aliás a cobertura objetiva e sugestões construtivas. Pois nosso lema é: 'em lugar de elogios, eu ficaria contente de que minha integridade enche o universo'", disse Xi.

________

Fonte: Agência Xinhua