Marabá, maior cidade no âmbito da Guerrilha do Araguaia, ocorrida entre 1972 e 1974 no sudeste do Pará, terá a oportunidade de ver e debater o documentário Osvaldão, hoje, segunda-feira, a partir das 19h, no Cine Marrocos.

O público pernambucano também terá a oportunidade de conhecer melhor a trajetória de vida e de luta de uma das principais lideranças guerrilheiras contra o regime militar brasileiro, o mineiro Osvaldo Orlando da Costa, o ‘Osvaldão’, comandante da Guerrilha do Araguaia. Sua história, contada a partir de depoimentos e um rico material de arquivo, ganha sessão especial e gratuita nesta terça-feira, 12 de abril, no Cinema São Luiz, em Recife.

No último sábado, 9 de abril, o filme desembarcou em Belém no 2º Festival Internacional Amazônida de Fronteira. A exibição foi às 17h, no Auditório da Casa das Artes. Como parte do festival, os diretores levaram o filme para a exibição e debate nesta segunda, dia 11, em Marabá, no sudeste do Pará. 

Osvaldo Orlando da Costa

O jovem campeão carioca de boxe (1950) transformou-se em ícone da resistência pela democracia brasileira, contra a ditadura. O longa-metragem é uma realização do Coletivo Gameleira e da Fundação Maurício Grabois e foi dirigido por Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles.

As gravações aconteceram na cidade natal de Osvaldão (Passa Quatro- MG), no Araguaia e no Rio de Janeiro. O filme apresenta também imagens exclusivas de um documentário rodado em Praga, em 1961, do qual Osvaldão foi protagonista, além de contar com narrações do ator Antonio Pitanga, do rapper Criolo e da cantora Leci Brandão.

Osvaldo conseguiu, ainda jovem, uma bolsa para estudar na antiga Tchecoslováquia. Com a deflagração do golpe de 64, retornou ao Brasil e passou a integrar as trincheiras da luta armada, dedicando-se à resistência no Araguaia. Transformou-se em herói local, admirado pela população por sua generosidade e bravura. No dia 4 de fevereiro de 1974, o revolucionário foi assassinado. Seu corpo, jamais encontrado, chegou a ser pendurado em um helicóptero que sobrevoou a região, ‘comunicando’ à população a força do regime autoritário.

SERVIÇO
‘Osvaldão’, em Marabá, pelo 2º Festival Internacional Amazônida de Fronteira
Segunda-feira, 11 de abril | Às 19h00
Cine Marrocos (Travessa Lauro Sodré, 228 – Velha Marabá)
Fone: (94) 3321-1631

Pré-estréia do filme ‘Osvaldão’, no Recife
Terça-feira, 12 de abril | Às 19h30
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 145 – Boa Vista)
Entrada gratuita