Em entrevista a Princípios o ministro da Cultura, Juca Ferreira, fala da relação entre cultura e desenvolvimento,  das estratégias conceituais consolidadas no âmbito da Unesco e das singularidades e potencialidades da cultura brasileira. Para ele "Na cultura, o século XXI é o século do Brasil".

O diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, apresenta em seu artigo “Política pública de audiovisual: balanço de uma década” alguns dos desafios a serem enfrentados para que o país possa tornar-se um grande centro produtor e programador de obras audiovisuais.

No terceiro artigo Newton Cannito, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, trata da “Inovação audiovisual como paradigma para um novo modelo de desenvolvimento”.

Elder Vieira e Javier Alfaya, no artigo “A cultura no Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, analisam dimensões da cultura e concepções de políticas públicas para o setor.

No quinto artigo desta edição, “Cultura Viva: a política pública do bem comum", Célio Turino, idealizador e gestor dos Pontos de Cultura, apresenta suas reflexões sobre um dos programas de maior destaque na atual gestão do Ministério da Cultura.

Jandira Feghali, ex-secretária de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, fala, no artigo “Cidades e cultura”, da necessidade de se superar a exclusão cultural advinda da desigualdade e da fragmentação da cidade.

Em "Abraçar Noel Rosa", a sambista e compositora Leci Brandão tece homenagem ao centenário do sambista Noel Rosa.

Nos olhos do povo” é o artigo de José Carlos Ruy que nos apresenta o trabalho de Elifas Andreato, artista que deixou sua marca em jornais e revistas, cenários para teatro e outros meios.

Luís Eduardo D. Dutra, professor da UFRJ, em seu artigo “Idioma e poder: por que uma rede de reguladores lusoparlantes?”, faz uma rica discussão sobre as relações políticas e econômicas entre os Estados que formam a comunidade de países de língua portuguesa.

No artigo “Governo Dilma: ‘a grande questão é avançar’", Renato Rabelo, presidente do PCdoB, em entrevista a Princípios, faz uma análise do significado histórico e estratégico e das perspectivas de avanço da esquerda a partir do novo ciclo que se inicia, com a vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República.

Walter Sorrentino, secretário nacional de Organização do PCdoB, em “O PCdoB cresce com a afirmação nacional, popular e democrática”, faz balanço do desempenho do PCdoB nas últimas eleições estaduais e nacionais.

O fracasso do último encontro do G-20 derivado dos conflitos ente os Estados Unidos e os países emergentes é o tema do artigo, “O G-20 e o Brasil: a ‘guerra de capitais’ e a geopolítica por trás da ‘guerra cambial’”, de Lécio Morais.

Reflexo de contradições profundas, a tentativa de golpe no Equador é analisada por Gustavo Ayala, ex-presidente nacional do Partido Socialista – Frente Ampla, no artigo “Mudança na democracia – mudança de democracia: notas para entender a tentativa de golpe de Estado no Equador”.

Felicíssimo Cardoso Neto discorre em seu artigo “Felicíssimo Cardoso: ‘o general do petróleo’” sobre a luta de um general comunista em prol das riquezas nacionais.

Fechando esta edição temos a resenha de Nereide Saviani, diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois, sobre o livro ProUni: o olhar dos estudantes beneficiários, de Fabiana Costa.

____________________________
Compre sua revista pelo site: http://www.anitagaribaldi.com.br/