O artigo “Estatuto democratiza a cidade e induz o desenvolvimento”, de Carlos Pompe (jornalista e assessor do senador Inácio Arruda, PCdoB-CE), aborda a centralidade do Estatuto da Cidade no debate sobre o papel desenvolvimentista e político das cidades. Também trata do Plano Diretor, peça central do Estatuto, enquanto ferramenta para se alcançar um desenvolvimento inclusivo.

A matéria “PCdoB encara projeto eleitoral mais ousado para as cidades”, de Cláudio Gonzalez (editor-executivo da Princípios), faz um registro dos desafios dos comunistas na disputa eleitoral de 2012. O PCdoB lançou candidaturas próprias e competitivas para disputar a prefeitura de seis capitais e de dezenas de cidades médias em todos os estados e planeja eleger até mil vereadores.

O desenvolvimento das cidades também foi assunto abordado na entrevista exclusiva com Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte. Ele fala sobre os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016 que irão ocorrer no Brasil e vê uma possibilidade sem precedentes de articular esses eventos com o projeto nacional de desenvolvimento, de modo a garantir legados materiais e imateriais para o Brasil e sobretudo para as cidades que irão sediá-los.

O tema de capa conta ainda com artigos de Elias Jabbour (doutor em Geografia Humana pela FFLCH-USP), Messias de Souza (administrador regional de Brasília no GDF), Eduardo Farias (ex-vice-prefeito de Rio Branco e atual deputado estadual pelo Acre), Rosana Miranda (professora da FAU-USP), Jamil Murad (vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo), Wagner Fajardo (diretor de Relações Intersindicais da Fenametro e secretário-geral da UIS-Transporte), Vicente Carlos y Plá Trevas (sociólogo, consultor da presidência da Caixa Econômica Federal), Bartíria Lima Costa (presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores – Conam e Conselheira das Cidades) e Getúlio Vargas (diretor de Juventude da Conam e Conselheiro das Cidades).

O tema Cidades também é abordado a partir de uma visão cultural em artigos de Mazé Leite (artista plástica, designer gráfica e pesquisadora de História da Arte) e Luiz Carlos Prestes Filho (especialista em economia da cultura).

A revista traz também textos que resgatam o legado e a memória do escritor Jorge Amado e do pesquisador Renato Archer. Os artigos são assinados,  respectivamente, por Jeosafá Fernandes e Fábio Palácio.

A pauta internacional tem como destaque o artigo “Pela reconstrução de um partido de classe: o Partido Comunista Italiano”, de Stefano Fedeli (membro do Comitê Central do Partido dos Comunistas Italianos – Federação de Esquerda) e uma entrevista com Salem Nasser, professor de Direito Internacional da Fundação Getúlio Vargas e especialista em Oriente Médio. Ele aborda a atual situação da Síria e do Egito.

Ao final da revista, temos as resenhas dos livros: “Lênin: a atualidade da revolução” (György Lukács); “Maus Samaritanos: o mito do livre-comércio e a história secreta do capitalismo” (Ha-Joon Chang), “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes” (Maria Prestes) e “Vladimir Ilitch Lenin”, numa tradução inédita para o português do famoso livro-poema que o poeta russo Vladimir Maiakovski escreveu em homenagem ao líder da revolução soviética.

———–
Para adquirir a revista, entre em contato com a Editora Anita Garibaldi
Rua Amaral Gurgel, 447 – conjunto 31 – Vila Buarque – CEP 01221-001 – São Paulo/SP – Telefone/Fax: (11) 3129.3438
[email protected]
http://www.anitagaribaldi.com.br