Esta edição é aberta com um importante artigo da presidenta Dilma Rousseff, que elenca avanços e conquistas alcançados pelo povo brasileiro, destacando o protagonismo do ex-presidente Lula, cujo governo iniciou o processo de mudanças no país. Dilma também reafirma seu compromisso com a construção de um país socialmente mais justo.

O segundo artigo é de Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB. Ele aponta que “o país de 2013 é muito melhor e mais preparado para seus desafios que o Brasil deixado por FHC em 2003″. Mas faz uma ressalva: “Cabe ainda às forças progressistas de nosso país não se acomodarem com os êxitos obtidos e se concentrarem no que é essencial. A encruzilhada brasileira ainda não foi superada. Grandes embates políticos estão diante de nossos olhos”.

O presidente do PT, Rui Falcão, e o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, também apresentam importantes análises desse período de governo democrático no país. Rui Falcão destaca o fato de o povo ter passado, pela primeira vez em nosso país, a ser protagonista da história. Roberto Amaral ressalta que nosso país e nosso povo vivem, desde a redemocratização iniciada em 1984, o mais longo período de estabilidade democrática. 

Em entrevista exclusiva para Princípios, Paulo Vannuchi (ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) avalia como evolui a política de direitos humanos nos últimos 10 anos e afirma: “a sociedade capitalista não é capaz de assegurar por completo os direitos humanos”.
 

Dilermando Toni, jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB, aborda o aspecto econômico e as conquistas alcançadas no período, mas alerta para o fato de não haver modificações na essência macroeconômica do país.

Os presidentes da CUT, Vagner Freitas, e da CTB, Wagner Gomes, enfatizam na necessidade de o Brasil avançar nas conquistas da classe trabalhadora, nos aspectos sociais e econômicos principalmente.


Outra importante entrevista feita com exclusividade por Princípios, é a do professor André Singer (jornalista e cientista político, professor no Departamento de Ciência Política da USP). Autor do livro “Os Sentidos do Lulismo”, Singer reflete sobre o fenômeno político que fez com que a parcela mais pobre da população aderisse a um projeto que, ao aliar promessas de mudanças sem rupturas, abriu uma oportunidade histórica para a esquerda brasileira.

Artigo sobre política externa assinado por Ricardo Alemão Abreu, Ronaldo Carmona e Rubens Diniz (membros da Comissão de Relações Internacionais do Comitê Central do PCdoB), caracteriza esse período como um dos mais ativos da diplomacia brasileira, em um contexto de importantes transformações dentro do cenário internacional.

“Três motivos de fundo para investir o pré-sal na educação”, escrito por Bernardo Joffily, é outro artigo que  analisa aspectos cruciais da política educacional e aponta desafios que estão postos para o governo.

Outros temas

Princípios foi à histórica cidade pernambucana de Olinda conhecer de perto a exitosa experiência administrativa conduzida por gestores do Partido Comunista do Brasil há mais de 12 anos. A reportagem faz um balanço dos mandatos PCdoB e mostra como a cidade evoluiu.

O jornalista Osvaldo Bertolino traz uma matéria sobre as decisões da Câmara dos Deputados e do Senado de declararem nulas as cassações dos mandatos dos parlamentares comunistas ocorridas em 1948.

No campo teórico, Sérgio Barroso relembra os 130 anos da mostra de Karl Marx e analisa, a partir da teoria marxista, as crises do capitalismo contemporâneo. 

Na pauta internacional, Marcos Aurélio da Silva analisa a trajetória política de Hugo Chávez, no artigo  “O cesarismo progressista de Hugo Chávez”.

Abordando um dos temas que considera um dos mais controversos das relações internacionais, Rubens Diniz (membro da Comissão de Relações Internacionais do Comitê Central do PCdoB) faz um debate sobre soberania, guerras e direitos humanos no artigo “Responsabilidade de proteger ou direito à guerra?”.

Mazé Leite traz uma matéria/entrevista sobre Jorge Mautner, na qual avalia a importância desse artista dentro da cultura brasileira.

“O cinema em busca da verdade”, artigo de Vandré Fernandes, destaca que documentários e filmes que retratam o período da ditadura militar no Brasil.

Claúdio Daniel reproduz no artigo “Reflexões brechtianas” uma sucinta biografia do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, dialético e marxista, ao mesmo tempo em que analisa o caráter atemporal de seus poemas e produções artísticas.


O artigo “A malandragem e o samba como resistência à opressão”, de Marcos Aurélio Ruy, apresenta a história de vida de Jamelão e Wilson Batista, importantes sambistas que completariam 100 anos em 2013.

A edição traz ainda resenhas sobre o livro “O socialismo na França e no Brasil durante a II Internacional Socialista (1889-1918)“, de Mariana Joffily,  e sobre a biografia de Pedro Pomar, escrita por Osvaldo Bertolino.

———–
Para adquirir a revista, entre em contato com a Editora Anita Garibaldi
Rua Amaral Gurgel, 447 – conjunto 31 – Vila Buarque – CEP 01221-001 – São Paulo/SP – Telefone/Fax: (11) 3129.3438
[email protected]
http://www.anitagaribaldi.com.br