No dia 28 de março de 1914, a cooperativa Cinema do Povo, fundada em 1913 na França, estreou seu trabalho mais notável: La Commune. 99 anos depois, no próximo dia 14, às 18 horas, o filme será apresentado ao ar livre no Memorial da América Latina. A exibição integra o 8ª Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, o Festlatino, que ainda terá um debate sobre Cinema e Luta de Classes.

A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do reino da Prússia e contra a opressão do governo francês. A experiência da Comuna inspirou a Revolução Russa e é ainda hoje um exemplo de autoemancipação revolucionaria das classes subalternas.

O filme trata de vários episódios da época, notadamente a revolução do 88º Batalhão, a execução dos generais Thomas e Lecomte, a fuga de Adolphe Thiers do palácio de Versalhes e a proclamação da Comuna de Paris. Realizado pelo espanhol Armand Guerra, anarquista e cujo verdadeiro nome era José Estívalis Cabo – roteirista e ator no filme – a película tem 23 minutos de duração.

O Festilatino abre nesta sexta-feira, 12 e reúne 90 títulos, com entrada franca em todas as sessões. O evento coloca em foco as produções mais recentes de 13 países, mas também destaca obras que marcaram a filmografia latino americana, como Deus e o Diabo na Terra do Sol (Brasil, 1964), de Glauber Rocha, Os Fuzis (Brasil, 1964), de Rui Guerra, A Hora e a Vez de Augusto Matraca (Brasil, 1965), Tangos, o Exílio de Gardel (Argentina, 1985), de Fernando Solanas, A Hora dos Fornos (Argentina, 1968) de Fernando Solanas e Octavio Gentino, 79 Primaveras (Cuba, 1967), de Santiago Álvarez, O Chacal de Nahueltoro (Chile, 1969), de Miguel Littín, e Yamar Maliku, O Sangue do Condor (Bolívia, 1969), de Jorge Sanjinéz.

Contemporâneos – Recentemente eleito como melhor filme pela crítica no Festival de Moscou, A Memória Que Me Contam (Brasil/Argentina/Chile, 2012), de Lúcia Murat, é um drama irônico sobre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar brasileira (1964-1985) e enfrenta, com seus filhos, o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado quando um deles está morrendo. No elenco, Franco Nero, Irene Ravache, Simone Spoladore, Clarisse Abujamra, Hamilton Vaz Pereira, Otávio Augusto e Zé Carlos Machado.

Títulos brasileiros também fazem sua estréia no festival, como New Gaza, longa de Rita Martins Tragtenberg, baseado em Jacó Guinsburg, A Moda é Viola, de Reinaldo Volpato, sobre o universo da moda caipira de raiz, e Jardim Europa, no qual o diretor Mauro Baptista Veddia aborda uma família decadente moradora no famoso bairro rico paulistano.

Destaques – Com um mergulho no universo dos livros, da música barroca e das histórias em quadrinhos Barroco! (Argentina, 2013) focaliza um jovem vendedor que começa a roubar livros de forma gratuita, enquanto desenvolve uma fotonovela com um velho amigo. A exibição em São Paulo marca a première internacional da produção e conta com presença de seu diretor, o estreante Estanislao Buisel.

Dirigido pelo ator cubano Jorge Perugorría (protagonistas do filme Morango e Chocolate, 1993), Amor Crônico (Cuba, 2012) é um road movie que acompanha a cantora Cucu Dia Diamantes em seu retorno a Cuba. Já 7 Caixas Paraguaias (Paraguai, 2012), de Juan Carlos Maneglia. Em ritmo vertiginoso, acompanha um carreteiro de 17 anos no populoso Mercado 4, de Assunção, que se imagina famoso e admirado na televisão de uma loja de DVDs. Porém, o mundo do mercado é hostil, competitivo e há milhares como ele esperando levar as compras dos clientes em troca de uma pequena remuneração. É o longa nacional mais assistido da história do Paraguai, e foi eleito o melhor filme na último festival de Brasília.

Cinema e TV – As relações entre o cinema e a televisão são tema sempre presente nas edições do Festilatino, em projeções e debates. Em 2013, ganham destaque dois projetos: a quarta edição do programa Telefilmes Cultura, e a série Contraplano, um conjunto de programas de debates em que questões universais e diversas são trazidas por meio do cinema nacional e latino-americano.

Organizadas em quatro eixos temáticos: poder, cultura, comportamento e sociedade, a série tem estreia no segundo semestre de 2013 e para o festival foi preparada uma sessão especial (16/07, terça-feira, às 20hs, no Cinesesc) composta por um bloco com cada um dos eixos temáticos, ilustrados por trechos de filmes exibidos nas edições do festival.

Endereço eletrônico do festival:http://www.festlatinosp.com.br/2013/home.php

Publicado em Carta Maior