Aldo Arantes volta às origens, em Goiás, para lançar o livro Alma em Fogo – Memórias de um Militante Político (2013), Editora Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois, e é prestigiado por personalidades do estado. Com 74 anos, o ex-deputado federal e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente Aldo Arantes, é membro da Comissão Executiva do Comitê Central do PCdoB, mas tem um vínculo umbilical, afetivo e político com os goianos.
A sessão especial, ocorrida nesta quinta (29 de agosto), e coordenada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Goiás, Henrique Tibúrcio Peña, teve as participações do ex-ministro da Agricultura e da Justiça Iris Rezende Machado, da deputada estadual Isaura Lemos e do reitor eleito da UFG, Orlando Amaral e da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, que comemora 20 anos de casamento com o militante comunista. Peña, por sua vez, lembrou comovido o passado antifranquista da avó espanhola, demonstrando raízes políticas que se encontram com os ideais democráticos de Arantes.
A obra é um auto-retrato que aborda a história de militância de Aldo em períodos cruciais da política brasileira. “Com certeza, essa obra é um legado para nosso país. Em nome do PCdoB de Goiás, quero parabenizá-lo por esse importante e valioso livro”, afirma Isaura, apontando a importância da obra especialmente para a militância comunista jovem de Goiás.
Aldo nasceu em Anápolis (GO) e começou sua militância política quando ingressou na universidade. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), militante da Ação Popular e, posteriormente, do Partido Comunista do Brasil. Viveu na clandestinidade e foi preso e torturado nos porões da ditadura militar. Foi eleito deputado federal por quatro mandatos, sendo, por duas vezes, avaliado como deputado federal nota 10 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Foi constituinte em 1988 e é um dos líderes goianos de maior destaque no cenário político brasileiro. Aldo ainda disputou a Prefeitura de Goiânia no ano de 1988, tornou-se vereador em 1992.
O autor diz que aborda em seu livro os segmentos sociais que compuseram esta história, resgata importantes momentos vivenciados por nosso povo e debate temas da atualidade que hoje mobilizam a nação por maiores e mais profundas reformas. “Este não é apenas um livro de memórias. É também um depoimento para as pessoas, principalmente para a juventude, de uma opção de vida”, disse Arantes.
A obra já foi lançada no Rio de Janeiro e em Brasília e contou com depoimentos de diversas lideranças políticas brasileiras, entre elas o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Sua militância pela transformação social do Brasil, seja no Congresso ou nas ruas, é uma história que nos inspira a continuar essa luta”, afirmou Lula.
Aldo integra a Comissão Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil Federal  sobre a reforma política. Ele condena o que classifica como ofensiva conservadora contra o programa representado por Lula e Dilma, o PT e legendas aliadas, instalados desde 2003 no Palácio do Planalto, “que mudou a face do Brasil”, discursa, animado, o dirigente comunista.
Prestígio
O ato contou ainda com as presenças da ex-deputada estadual Denise Carvalho, ícone da Viração, a corrente no movimento estudantil que era ligada ao PCdoB, além de Fábio Tokarski, ex-vereador, de Luiz Carlos Orro, ex-secretário municipal de Esportes e Lazer, e dos professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Silvio Costa e Lúcia Rincón.
Registraram presença ex-presos políticos como Elio Cabral, presidente da Associação dos Anistiados de Goiás, Marcantonio Dela Côrte, vice-presidente da Anigo, jornalista Pinheiro Salles, ex-deputado estadual Tarzan de Castro, presidente da Associação Goiana de Imprensa, Valterli Leite Guedes, assim como o jornalista Helvécio Cardoso e Silva.
Assessor especial da Reitoria da UFG, o sociólogo Tasso de Souza Leite foi ao evento. Mais: a  ex-vice-prefeita de Goiânia Linda Monteiro, o empresário Iberê Monteiro, o cantor e compositor Itamar Correia, o funcionário público municipal Carlos Henrique Silva, o advogado Sebastião Ferreira Leite (Juruna), além do vice-prefeito da Capital, Agenor Mariano (PMDB).