De acordo com Javier Alfaya, coordenador Nacional de Cultura do PCdoB, a criação do site é algo pioneiro no país. “É uma iniciativa inédita, pois é um site partidário para tratar da arte, empreendimentos culturais, gestão e mobilização cultural feita por militantes do partido”. O site ficará 15 dias em experiência e os interessados poderão sugerir mudanças na ferramenta. Após esse período, as opiniões serão analisadas e o site entrará definitivamente em funcionamento.

Além do site, o Sarau Vermelho lançou o livro O Papel da Cultura no Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, da Editora Maurício Grabois, e a campanha pedindo 1.55% do Orçamento da Bahia para Cultura, além de fortalecer a Campanha pela Democratização da Comunicação no Brasil.

Presente no evento, o músico Vladimir Bonfim agradeceu a oportunidade e disse estar feliz por fazer parte da intervenção artística, que fortalece a democracia e possibilita a inclusão. Já o artista Ivan Uol vê com bons olhos a iniciativa realizada pelo PCdoB. “Estarei sempre presente nesse tipo de projeto. Salvador precisa de iniciativas como essa.”

A presidenta do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, avalia como muito positiva a participação dos jovens no evento. Segundo ela, a juventude tem sede de arte e cultura, e o PCdoB sempre militou nessa área e, ao longo dos anos, tem se mostrado sensível aos anseios da população.

Vital Vasconcelos, secretário de Cultura da cidade de Camaçari e integrante do Coletivo Estadual de Cultura, afirmou que a iniciativa é vanguardista. “Normalmente, os partidos colocam a cultura em segundo plano, mas isso não acontece no PCdoB. Nosso partido tem uma história cultural forte, desde a Semana de Arte Moderna até os dias atuais.”

O Sarau Vermelho contou com exposição fotográfica, recital de poesias e apresentações musicais das mais variadas vertentes. Estivem presentes também no evento, as funcionárias da Chancelaria Cubana, Laura Pujol e Maria Elena.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro