Para o PCdoB “o campo da esquerda e centro-esquerda começou a recuperar representatividade e força, em especial nas capitais e grandes cidades”. O partido ressalta o grande feito do povo gaúcho ao levar Manuela D’Ávila para a disputa do segundo turno em Porto Alegre, e “enaltece os excelentes resultados” da legenda comunista no Maranhão, reflexo da liderança do governador Flávio Dino, bem como o grande êxito do trabalho realizado pelo PCdoB na Bahia.

 Na disputa da segunda volta da eleição municipal, o PCdoB conclama que sejam feitos todos os esforços para ampliar a mobilização pela vitória de Manuela d’Ávila em Porto Alegre e das demais candidaturas democráticas e progressistas.

Confira a nota a seguir:

Ampla mobilização pela vitória de Manuela d’Ávila e demais candidaturas progressistas

O resultado do primeiro turno das eleições municipais, a primeira que se realiza após a vitória da extrema-direita em 2018, indica, destacadamente, a derrota de candidaturas apoiadas por Jair Bolsonaro e a revalorização da política e dos partidos como alicerces da democracia.

Um primeiro olhar mostra que se fortaleceram legendas do campo da direita e da centro-direita neoliberal, dentre as quais, partidos que se conflitam ou se opõem a Bolsonaro. Assinala também que o campo da esquerda e centro-esquerda começou a recuperar representatividade e força, em especial nas capitais e grandes cidades.

O PCdoB está analisando seus números, mas desde já sublinhamos como um grande feito do povo gaúcho a ida de nossa candidata Manuela d’Ávila para o segundo turno em Porto Alegre. Enaltecemos os excelentes resultados alcançados por nossa legenda no Maranhão, espelho da liderança de nosso governador Flávio Dino, e também na Bahia onde se confirmou nosso forte trabalho.

Externamos nosso aplauso ao conjunto de nossas candidaturas e ao coletivo militante, amigos/as e apoiadores/as pela combativa e frutífera campanha realizada. Parabenizamos os/as 692 vereadores/as eleitos em centenas de munícipios e os 46 prefeitos também vitoriosos. Enfrentamos com ousadia a antidemocrática proibição de coligações proporcionais.

O segundo turno a ser travado em grandes e importantes capitais e cidades definirá melhor o perfil do resultado.

O PCdoB redobrará seus esforços pela vitória dos aliados com os quais já estava coligado e, com base em compromissos programáticos, apoiará candidaturas que contribuam para a derrota da extrema-direita e fortaleçam o campo democrático e de esquerda. Nesse sentido, nossa legenda na cidade de São Paulo decidiu apoiar a candidatura de Guilherme Boulos.

É necessário empenho das forças progressistas e democráticas para que se concretizem amplas alianças que não foram possíveis no primeiro turno.

O PCdoB, com toda ênfase, conclama às forças democráticas e populares, personalidades e lideranças progressistas, do Rio Grande do Sul e também de todo o país, para agora, neste segundo turno, todos e todas abraçamos a candidatura de Manuela d’Ávila à prefeitura de Porto Alegre. Assegurar a vitória de Manuela, nesta importante capital do sul do país, representará, em primeiro lugar, a certeza de grandes conquistas ao povo da cidade. Manuela, uma vez eleita prefeita, também promoverá o reencontro da capital gaúcha com as suas melhores tradições, entre elas a de ser uma cidade baluarte da democracia.

Brasília 17 de novembro de 2020

Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Do Portal PCdoB