Escola do PCdoB
Notícias

Espírito Santo realizou encontro Estadual sobre Formação

Por Ricardo Tristão* Publicado em 05.03.2012

No último sábado (03 de março), os comunistas capixabas fizeram seu Encontro Estadual de Formação e Propaganda, direcionado para os dirigentes do Comitê Estadual e sua Comissão Política, estendido também aos dirigentes municipais e membros de Comissões Auxiliares.

Nereide Saviani durante a atividade de orientação para formadores (as) capixabas Foto: Ricardo Tristão


Inicialmente a diretora da Escola Nacional do PCdoB Nereide Saviani apresentou como se deve aplicar o Curso do Programa Socialista (CPS) à militância capixaba. Nas orientações para os formadores e formadoras que farão o trabalho com o vídeo do curso se destacou que, o CPS compõe o currículo básico da escola do PCdoB. Seu objetivo é ajudar a militância e principalmente os novos filiados a compreender e ter uma ferramenta que facilite o entendimento do Programa Socialista do partido. É portanto, a porta de entrada na permanente jornada de formação ideológica do filiado e do militante do partido, que em seguida continuará com os outros cursos do nível I, II e III da escola do PCdoB.

Além da grande qualidade técnica do vídeo e da apostila do curso, uma novidade é que a partir do dia 10 de março já estará disponível em ambiente virtual na escola nacional uma página para que aqueles que fizeram o CPS nos estados e municípios possam continuar e concluir o curso na internet, fazendo tarefas, exercícios, uma avaliação e aprofundamento à distância. E assim, se habilitando a seguir seus estudos no próximo estagio e cursos na conclusão do Nível I.

Conhecer o Programa Socialista do PCdoB, conhecer este vídeo do curso do CPS e conhecer os participantes da turma em que será aplicado o curso são os três requisitos básicos para a assimilação do conteúdo do curso e para o trabalho dos formadores e formadoras  que o aplicarão. Coordenar o debate, explicar as ideias centrais, esclarecer dúvidas, orientar para o prosseguimento do estudo. Preparar-se para esse trabalho é também estudar o Programa, examinar o vídeo e registrar pontos a serem destacados (imagens, músicas, cenas, falas de personagens e legendas).

Logo após a apresentação do curso e do vídeo aconteceu uma reunião da comissão estadual de formação para debater as atividades prioritárias deste ano. Como as comemorações dos 90 anos do PCdoB, a aplicação do CPS em todo o ES, a formação no processo eleitoral de 2012 onde estaremos disputando em 49 municípios e as tarefas de implantação da Escola do PCdoB no ES. Participaram deste evento 40 dirigentes e militantes, dos quais 29 eram membros do Comitê Estadual que enriqueceram o curso e os debates.

Como tarefa final foi informado que diversos cursos por todo o ES já estão agendados pelas secretarias de organização e formação. Nos comitês municipais em que já houve o curso do CPS, novas turmas deverão ser formadas para que possamos atingir o maior numero possível de filiados, militantes, dirigentes e bases do partido! Ativando assim, todo o partido para as lutas que se avizinham.

Visite ainda a página do ES no Portal Vermelho, lá tem mais notícias e uma entrevista com a camarada Nereide:

http://www.vermelho.org.br/es/noticia.php?id_noticia=177084&id_secao=67

 

*Ricardo Santana Tristão é professor da Escola Nacional do PCdoB, membro da Comissão Estadual de Formação e Propaganda e graduando em Ciências Sociais pela UFES.


Galeria de Fotos

Encontro de Formação no Espírito Santo março 2012