Seminários e Debates - Cidades mais humanas - Construindo hoje a cidade do amanhã

Especialistas debatem planejamento para retomada do desenvolvimento de Itabuna

Redação Publicado em 01.08.2016

Construir com participação popular um plano de governo para a retomada do desenvolvimento social e econômico de Itabuna. Esse foi o objetivo do encontro com mais de 200 representantes de vários segmentos da sociedade, realizado na Unime (23/07), pelo pré-candidato a prefeito, Davidson Magalhães (PCdoB-BA): “Há cinco meses percorremos os bairros da cidade, ouvindo e recolhendo propostas e sugestões da população. Hoje debatemos com especialistas para acrescentar ainda mais ideias ao nosso programa de governo”.

Os debates em grupos abordaram temas como saúde, educação, segurança, desenvolvimento social e econômico, esporte, cultura e lazer, “com o intuito de diagnosticar os principais problemas e propor soluções para construir com inovação, participação e transparência uma gestão sustentável para Itabuna”, destacou Davidson Magalhães.

EDUCAÇÃO

Adélia Pinheiro, Reitora da Uesc, destacou os desafios para se ter uma educação de qualidade, a necessidade de valorização do profissional e investimento em tecnologia e infraestrutura, além de estabelecer diálogo das universidades com a administração municipal. Participaram do encontro, entre outros, Fabio Félix, vice-reitor da Uesb, Yasmine Midlej,  urbanista, Ângela Guimarães, cientista social, Raimundo Bomfim e Alana Costa, economistas, e Luciana Pinheiro, enfermeira, Fabio Felix e Urania Oliveira, professores.

SEGURANÇA

Na área de segurança urbana, por exemplo, foi sugerida a implantação de um órgão responsável pela política municipal de direitos humanos, cidadania e prevenção da violência. Descentralizar as políticas culturais e esportivas e investir recursos nos distritos e periferias da cidade foi outra proposta. A professora e cientista política Ângela Guimarães ressaltou a necessidade de a juventude ser um elemento central no plano de governo. “O município de Itabuna está entre os vinte municípios da Bahia onde ocorre o maior número de violência letal contra jovens e adolescentes. Essas vidas poderiam estar contribuindo com o desenvolvimento local. É importante que haja uma política pública direcionada, garantindo uma trajetória inclusiva, saudável e com perspectivas para a juventude”, afirmou.

DESENVOLVIMENTO

Durante a discussão sobre mobilidade e desenvolvimento urbano, um dos destaques foi o meio ambiente. “É importante que a cidade dialogue com seu ambiente natural de forma saudável para que a gente tenha um desenvolvimento sustentável. Estamos inseridos numa área de Mata Atlântica, temos áreas de nascente, um corpo d´água cortando a cidade e uma situação de vulnerabilidade da mata ciliar do Rio Cachoeira. Todo esse processo precisa ser revisado”, destacou a urbanista Yasmine Midlej.

O debate foi considerado “muito oportuno” pelos participantes, tendo em vista a necessidade de se construir um plano de governo executável e adequado para o atual momento político e econômico. “É aqui que podemos dividir com representantes de diversos setores da sociedade tudo o que foi colhido durante as visitas e reuniões de bairros, além de discutir propostas que atendam de fato às necessidades da cidade”, frisou a empresária Leninha da Autoescola (PPS).

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Para o professor universitário Fabio Félix Ferreira, este é “um excelente indício de que a gestão conduzida por Davidson será democrática, participativa, capaz de dialogar permanentemente com a sociedade itabunense”.

Na avaliação do pré-candidato a prefeito, Davidson Magalhães, essa foi uma etapa fundamental para a construção de um “programa de governo que recoloque Itabuna na liderança regional, com base na transparência, trabalho e eficiência”.

O PCdoB de Itabuna realiza neste sábado, dia 30, às 10 h, no Centro de Cultura Adonias Filho, a convenção que irá homologar a candidatura de Davidson Magalhães a prefeito de Itabuna: “Vamos fazer um encontro das forças democráticas que desejam caminhar unidas na construção de uma Itabuna melhor para todos.”, disse ele.


Galeria de Fotos

Especialistas debatem planejamento da retomada do desenvolvimento de Itabuna