Seminários e Debates - Cidades mais humanas - Construindo hoje a cidade do amanhã

Pará reúne lideranças para gerir a Belém que o povo merece

Francy Santos, da FMG Seção Pará Publicado em 23.07.2016

Pará reúne lideranças no Seminário “Cidades Mais Humanas” mobilizando para gerir a Belém que o povo merece. Por volta de 70 pessoas participaram, com o objetivo de discutir ideias e propostas para a futura gestão da capital paraense, do seminário “Cidades Mais Humanas: construindo hoje a cidade do amanhã”, com o tema O PCdoB e as eleições municipais: construindo uma agenda de governo.

Sendo realizado no auditório Armando Mendes do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – (NAEA) na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante todo o dia nessa quinta feira (21), profissionais da área de mobilidade urbana, educação, saúde, além de pré- candidatos, vereadores e deputado estadual, lideranças de entidades de base reuniram-se para tratar os desafios a serem enfrentados na gestão pública municipal de Belém.

A Fundação Mauricio Grabois propôs elaborar com a marca da dignidade humana, da justiça social e da participação política, uma proposta preliminar de governo para a cidade de Belém como contribuição ao Plano de Governo da candidatura dos PCdoB nas áreas da mobilidade urbana e saneamento básico, proteção social, trabalho, cultura, esporte, lazer e gestão da cidade.

Contou com Lideranças do movimento sindical, da juventude (estudantes secundaristas e universitários), mulheres; professores do ensino fundamental, médio e universitário; trabalhadores com atuação nas políticas públicas relacionadas ao objeto do seminário; dirigentes do partido e pré-candidatos.

A Mestra em Ciências Sociais Eneida Guimarães – Membro da direção estadual do PCdoB/PA destacou elementos sobre a formação histórica da cidade de Belém, o traço elitista e excludente da distribuição espacial da população e do investimento público; o acentuado estado de abandono das populações periféricas, o descaso do governo atual com a cidade. Ressaltou, também, os desafios que se apresentam para uma gestão comprometida em tornar a cidade mais inclusiva e mais humana.

Segundo a Mestra em Sociologia Kátia Souto, que é gestora pública federal e pesquisadora da FMG do sistema público de Saúde, o papel da saúde pública para o bem estar da população e, particularmente, para os trabalhadores e os segmentos sociais mais pobres da sociedade é estratégico. Ressaltou ainda a importância das políticas públicas, destacando os avanços alcançados nos governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma. Apresentou também exemplos positivos da participação da sociedade nos processos de decisões das ações governamentais. Ao final realçou a necessidade da defesa do Sistema Único de Saúde como uma importante conquista da sociedade brasileira.

Com relação ao PCdoB e as eleições municipais: desafios políticos e compromissos estratégicos. O Membro do Comitê Central do PCdoB e Presidente Estadual (PA), Jorge Panzera apresentou um balanço da conjuntura recente com destaque para o processo de golpe em curso e seus efeitos deletérios para a sociedade brasileira e para os trabalhadores em particular. Destacou então o fortalecimento do PCdoB nessa quadra de crise, o seu papel estratégico na aglutinação das forças democráticas, progressistas e populares. Enfatizou como pontos cruciais do processo eleitoral o debate sobre os assuntos da cidade, do cotidiano das pessoas e também a defesa da democracia e das conquistas sociais da classe trabalhadora.

Apontou em sua abordagem que a defesa da democracia e do respeito à vontade majoritária do povo brasileiro integra, ao mesmo tempo, uma forte denúncia do projeto conservador (antinacional e antidemocrático) patrocinado pelo presidente interino e ilegítimo de Michel Temer, articulado aos setores conservadores e reacionários do Congresso Nacional, do Judiciário da grande mídia entreguista.

Com a presença do deputado estadual Lélio Costa após debate dos participantes, ele como pré-candidato do PCdoB à Prefeitura Municipal de Belém fez uma intervenção agradecendo as presenças e apontando algumas ideias sobre os desafios que enfrentará em um eventual governo da cidade.

A vereadora da capital, Sandra Batista, apresentou propostas elaboradas por seu mandato como contribuição que foi entregue a Fundação Mauricio Grabois.

Dando segmento aos trabalhos do Seminário forma apresentados painéis temáticos em que se debateu Gestão Democrática e Participativa com a palestrante Profª. Joaquina Barata Teixeira da UFPA; Mobilidade urbana e saneamento básico com o palestrante Robson Marques - Dirigente Estadual do PCdoB/PA, Mestre em Gestão e Planejamento Ambiental; Trabalho, educação e cidadania com o Prof. Ronaldo Lima Araújo da UFPA e Proteção social e justiça social com Prof. Edval Bernardino Campos (UFPA) e coordenador da Fundação Mauricio Grabois (seção Pará).

Notou-se a qualidade das abordagens e das propostas, assim como o apoio das entidades. Por vontade da maioria optou-se por formar uma mesa para o registro de propostas. A Fundação Mauricio Grabois sistematizará as propostas para encaminhar ao Partido o que dará corpo ao Programa de governo tornando-o um material de campanha eleitoral durante o processo eleitoral.