Nesta segunda-feira, 18 de junho, ocorreu o painel comemorativo dos 200 anos do nascimento de Karl Marx, previsto anteriormente para o dia 28 de maio, mas que teve de ser transferido em decorrência da greve dos caminhoneiros.

O evento foi organizado pela FCE/UFRGS, ILEA/UFRGS, IFCH/UFRGS, DAECA/UFRGS, FMG, IHGRGS, SOCECON, SINDECON, CEBRAPAZ e GOETHE-INSTITUT.

Na ocasião, também foi lançado o livro “Karl Marx – Desbravar um mundo novo no século XXI”, da Fundação Maurício Grabois / Editora Anita Garibaldi, esgotando todos os exemplares disponíveis.

Inicialmente programado para ocorrer no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, o evento teve de realizar-se – de forma emergencial – no salão do Diretório Central de Estudantes da UFRGS, devido a uma pane elétrica, ocorrida durante a tarde, na FCE/UFRGS.

Apesar desse problema de última hora, boa parte dos 275 inscritos assistiram até o final o evento, muitos dos quais de pé, devido à falta de um maior número de assentos.

Os cerca de 250 inscritos acomodaram-se como foi possível no novo local para ouvir as palestras dos professores Júlio Velloso (ADISP), “170 anos do manifesto comunista e a luta pelo socialismo hoje”; João Carlos Brum Torres (UCS-UFRGS), ”Vigências e anacronismos do pensamento de Marx” e Leda Paulani (USP), “ Atualidade do Pensamento de Karl Marx”.

Antes das palestras houve o lançamento com autógrafos do livro “ Karl Marx Desbravar um Mundo Novo no Século XXI”, organizado pelo historiador Júlio Velloso. A coordenação dos trabalhos foi do presidente da Fundação Maurício Grabois – RS, historiador Raul Carrion.

 

Na primeira Palestra , o historiador Júlio Velloso discorreu sobre os aspectos atuais do Manifesto Comunista de 1848 lembrando que o documento foi um escrito profético ao acontecimento que se chamou “ A Primavera dos Povos”, com a tomada do poder pelos trabalhadores em diversos países europeus, em seguida abafada pelo poder burguês, mas que é considerado um marco na luta dos trabalhadores unidos contra seus exploradores capitalistas e resultou nas grandes revoluções socialistas do século XX, a Russa , a Chinesa, e nas lutas de libertação dos povos contra o colonialismo nos continentes asiático, africano e latino-americano.

 

Já o filósofo Brum Torres, preferiu ater- se ao pensamento filosófico quando mostrou alguns anacronismos constantes no Manifesto levando-se em conta aspectos conjunturais e alguns enganos proféticos, porém ressaltou a impressionante atualidade do pensamento do filosofo alemão do século XIX, em relação ao desenvolvimento tecnológico que estamos vivendo na atualidade.

 

A economista Leda Paulani, por seu turno, falou sobre a atualidade analítica de Marx em O Capital, sua principal obra e sua caracterização do rentismo e do desenvolvimento do capitalismo financeiro que vivenciamos na atualidade. A grande crise do sistema capitalista engendrada pelo desenvolvimento das tecnologias que faz com que tenha que se pensar na elaboração de políticas de renda mínima para que não haja um descarte imenso de pessoas substituídas pelas máquinas.

  O evento foi promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFGRS, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da UFRGS, pela Fundação Maurício Grabois – RS, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Instituto Goethe, Sociedade de Economia do RS, Sindicato dos Economistas do RS, Cebrapaz, DAECA-UFRGS e DCE-UFRGS.