A Fundação Maurício Grabois em conjunto com o Instituto Paulo Fonteles e a Editora Anita Garibaldi convidam a todos e a todas para o Ato em Homenagem à História e a Memória de Paulo Fonteles, um bravo lutador do povo brasileiro. De líder estudantil, preso e brutalmente torturado, Fonteles tornou-se advogado de trabalhadores rurais e defensor dos direitos humanos, chegando a deputado estadual paraense. Paulo Fonteles foi assassinado em 1987 e nos deixou um legado de luta de resistência, tão necessário naqueles tempos, como nos tempos atuais.

Participam da organização do evento a Fundação Maurício Grabois, a editora Anita Garibaldi, o Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos, as lideranças do PCdoB e do PSOL na Câmara dos Deputados, com apoio da UJS e da CTB. 

“O assassinato do advogado Paulo Fonteles no Pará, quando o país vivia a redemocratização, diz muito sobre a violência que continuamos a enfrentar 30 anos depois. A execução de defensores de Direitos Humanos, como Paulo Fonteles, continua sendo uma realidade no país – e, em particular, na Amazônia, o impacto da ditadura na Amazônia deixou um rastro de destruição exposta na execução dos guerrilheiros, no massacre de indígenas e camponeses, na expulsão de ribeirinhos e quilombolas. Segue a disputa pela terra entre os que querem como lugar para viver e os que a vêm como lugar para explorar.”
(Marina Amaral – Agência Pública).

SERVIÇO

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Horário: 15 horas

Data: 16 de maio de 2018