A Assembleia legislativa da Bahia realizou nesta segunda-feira uma sessão concorrida e marcante sobre o Centenário da Revolução Russa. A sessão foi convocada pelos deputados do PCdoB Zó, Fabricio e Bobô.

Aberta pelo deputado Zó que compôs a mesa , a sessão foi conduzida pelo deputado Fabricio, que no discurso de abertura afirmou ser a Revolução Russa o fato mais importante da historia da humanidade. “O czarismo era uma monarquia cruel que oprima os trabalhadores e foi derrubada pela mobilização do povo

O deputado Zó salientou o aspecto de um país semifeudal ter construído a primeira revolução socialista da história quando a expectativa anterior era de que ela ocorresse nos países mais desenvolvidos.

Para o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo, “o PCdoB faz parte do legado desse grande empreedimento revolucionário”. “Somos filhos-herdeiros da revolução de 1917. Ao contrário do que dizem o socialismo nasceu no século 20 e não morreu no século 20. A primeira experiência histórica surge num país relativamente atrasado, ao contrário do que previa Marx, em condições excepcionais daquele período histórico, num período entre duas guerras mundiais” destacou Rabelo.

Para o presidente da Fundação “o socialismo é uma exigência histórica, não um desejo subjetivo”.

“O sistema capitalista é crescentemente concentrador e gera extremadas desigualdades sociais e incapaz de resolver os impasses da humanidade, que impede o avanço civilizacional. Através da experiência socialista países capitalistas tiveram que adotar direitos para os trabalhadores, especialmente na Europa. Foi a experiência socialista que destruiu a máquina de guerra do nazismo. E foi fundamental para desmoronar grande parte do que existia de colonialismo” lembrou Renato.

Para Renato Rabelo, “a URSS em curto espaço de tempo acelerou a industrialização e conquistou as bases que seriam fundamentais para vencer a guerra mundial”.

Rabelo também analisou o revés da experiência russa: “não há resposta fácil para analisar o revés que ocorreu na URSS, e deve ser analisado nas circunstâncias históricas. Começou haver um declínio do ponto de vista econômico, na produtividade, na tecnologia, gerando defasagem em relação aos grandes países capitalistas. Não houve o salto necessário para enfrentar essas questões”.

Sobre as atuais experiências, Rabelo comentou que “as atuais experiências socialistas incorporam formas contemporâneas que resultam em formidável crescimento econômico, especialmente a China, que alcança avanços tecnológicos extraordinários, mesmo sob cerco capitalista”.

Ele concluiu lembrando que “o desenvolvimento das forças produtivas é essencial para a transição ao socialismo, sob controle do estado de democracia popular. A questão da soberania nacional, com um estado poderoso e soberano, é a grande questão da época atual, essencial na luta pelo socialismo”.

Marcelino Galo , do Partido dos Trabalhadores, considerou ser fundamental o evento, lembrando que o capitalismo esgotou suas possibilidades do ponto de vista econômico, e que se não disse a revolução não teríamos as experiências socialistas que viriam depois.

Estiveram presentes no ato o presidente estadual da CTB, Pascoal Carneiro, o presidente do Cebrapaz, Antonio Barreto, a vereadora Aladilce Souza, a presidenta da Unegro Angela Guimarães, o presidente da UEB Natan Ferreira e a secretaria da SETRE-BA, Olívia Santana.

 

De Salvador

Geraldo Galindo