Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Primeiro Programa de TV do Partido Comunista do Brasil - Parte 4 Final

Programa do PCdoB tem grande repercussão

O programa do Partido Comunista do Brasil em cadeia nacional de rádio e televisão teve grande repercussão. Diversos órgãos da grande imprensa reconheceram o valor da apresentação dos comunistas. O povo também aceitou as propostas do partido: somente o Diretório Regional de São Paulo recebeu mais de 80 telefonemas de ouvintes que queriam parabenizar os comunistas, solicitar informações sobre o partido e inclusive pedir filiação.

O Correio Brasiliense, do Distrito Federal, considerou o programa do PCdoB “Um show de qualidade”. O jornal afirma que “para valorizar os temas abordados (reforma agrária, Constituinte, posição internacional do partido frente à Nicarágua, Haiti, África do Sul, Filipinas, dívida externa, papel das Forças Armadas, pacote econômico, etc.). Os compositores Tom Zé e Itamar Correia compuseram, sobre imagens e depoimentos gravados, uma das mais instigantes trilhas sonoras já vista num programa de propaganda política”.

Mais adiante o artigo afirma: “Os depoimentos dos camponeses e outros homens do povo deram ao programa grande força. Havia Brasil (com suas favelas, fábricas, prédios, plantações etc.) e gente do povo por todo lado”.

Apesar de suas posições contra o direito de partidos se apresentarem (...) a Folha de São Paulo também teceu elogios ao programa. O crítico Nelson Pujol Yamamoto ressaltou a qualidade técnica do programa, dizendo que ele “rendeu benefícios para o próprio recado político do PCdoB. Amparados na clareza da linguagem visual, os oradores do partido pareciam contaminados por tanta organização e seriedade, conseguindo desenvolver as idéias de maneira articulada e sem pieguice”.

Cartas e telegramas

Além dos jornais a rede Manchete também fez uma interessante apresentação do programa no jornal regional de São Paulo. A apresentadora que havia assistido o programa durante a tarde, ficou bastante emocionada, tendo que repetir sua gravação, o que surpreendeu os cameramen, acostumados com a tarimba da jornalista.

Terminado o programa, o Diretório Regional do partido em São Paulo começou a receber telefonemas de parabéns. Cerca de 85 pessoas telefonaram no total, e 14 pediram filiação.

Dos telefonemas 54 foram da capital, dois de Mato Grosso e o resto do interior do estado. Entre os que se comunicaram com o Diretório havia alguns bóias-frias, operários, comerciantes, donas de casa.

O deputado federal Aurélio Peres recebeu um telefonema dizendo: “Sou cristão Evangélico mas aplaudo colocações de vossência. O PCdoB fez a melhor programação televisiva”.

Dezenas de cartas chegaram ao Diretório, principalmente do interior do estado. Um trabalhador de Jacareí relatou que estava no bar quando um freguês declarou que o PCdoB “pôs o dedo na ferida, tem remédio para os males crônicos do país”.

Da Redação

Fonte: Tribuna da Luta Operária nº 263 - de 5 a 11 de maio de 1986, pág. 04